Desafios e soluções<br>para a Escola Pública
A Escola Secundária Camões, em Lisboa, recebeu na passada segunda-feira, 26, uma audição dinamizada pela Direção Organização Regional de Lisboa do PCP com o tema «Escola Pública, uma escola de todos e para todos: problemas, desafios e soluções». Nesta iniciativa, amplamente participada, estiveram presentes professores, funcionários, psicólogos, estudantes, pais e encarregados de educação e autarcas, que trouxeram a debate reflexões muito oportunas sobre problemas mais imediatos, como as condições de funcionamento nas escolas (falta de funcionários, sobrelotação, necessidade de obras), mas também alguns dos mais sérios desafios estruturais. Entre eles, sobressaem as dimensões pedagógicas e curriculares, a avaliação e a ligação íntima entre o respeito pelos direitos dos trabalhadores e a qualidade pedagógica.
Outras matérias foram também abordadas pelos participantes como os perigos da dita «municipalização da educação»; os impactos da criação dos mega-agrupamentos e do fim da gestão democrática das escolas; a desvalorização das vias profissionais.
Esta audição, na qual participou a deputada do PCP Rita Rato, representou, mais do que um ponto de chegada, um «pontapé de saída» para outras iniciativas que vão continuar em defesa da Escola Pública enquanto pilar do regime democrático.