Desafios e soluções<br>para a Escola Pública

A Es­cola Se­cun­dária Ca­mões, em Lisboa, re­cebeu na pas­sada se­gunda-feira, 26, uma au­dição di­na­mi­zada pela Di­reção Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Lisboa do PCP com o tema «Es­cola Pú­blica, uma es­cola de todos e para todos: pro­blemas, de­sa­fios e so­lu­ções». Nesta ini­ci­a­tiva, am­pla­mente par­ti­ci­pada, es­ti­veram pre­sentes pro­fes­sores, fun­ci­o­ná­rios, psi­có­logos, es­tu­dantes, pais e en­car­re­gados de edu­cação e au­tarcas, que trou­xeram a de­bate re­fle­xões muito opor­tunas sobre pro­blemas mais ime­di­atos, como as con­di­ções de fun­ci­o­na­mento nas es­colas (falta de fun­ci­o­ná­rios, so­bre­lo­tação, ne­ces­si­dade de obras), mas também al­guns dos mais sé­rios de­sa­fios es­tru­tu­rais. Entre eles, so­bres­saem as di­men­sões pe­da­gó­gicas e cur­ri­cu­lares, a ava­li­ação e a li­gação ín­tima entre o res­peito pelos di­reitos dos tra­ba­lha­dores e a qua­li­dade pe­da­gó­gica.

Ou­tras ma­té­rias foram também abor­dadas pelos par­ti­ci­pantes como os pe­rigos da dita «mu­ni­ci­pa­li­zação da edu­cação»; os im­pactos da cri­ação dos mega-agru­pa­mentos e do fim da gestão de­mo­crá­tica das es­colas; a des­va­lo­ri­zação das vias pro­fis­si­o­nais.

Esta au­dição, na qual par­ti­cipou a de­pu­tada do PCP Rita Rato, re­pre­sentou, mais do que um ponto de che­gada, um «pon­tapé de saída» para ou­tras ini­ci­a­tivas que vão con­ti­nuar em de­fesa da Es­cola Pú­blica en­quanto pilar do re­gime de­mo­crá­tico.




Mais artigos de: PCP

Afirmar a alternativa

A acção na­ci­onal de es­cla­re­ci­mento e mo­bi­li­zação do PCP, in­ti­tu­lada «Em­prego, Di­reitos, Pro­dução, So­be­rania – Al­ter­na­tiva Pa­trió­tica e de Es­querda», ar­rancou hoje em todo o País.

Mais mobilidade<br>com menos custos

Je­ró­nimo de Sousa es­teve an­te­ontem, 27, na es­tação fer­ro­viária de Al­verca a apoiar os mi­li­tantes do PCP que ali re­co­lhiam as­si­na­turas pelo alar­ga­mento do passe so­cial in­ter­modal.

Unidade e luta<br>em defesa da TAP

O es­tudo «Pro­ject Rise», en­co­men­dado pelo ac­ci­o­nista pri­vado da TAP, é mais uma ten­ta­tiva de jus­ti­ficar a des­truição da em­presa, ga­rante o PCP, que exige da ad­mi­nis­tração e do Go­verno uma cla­ri­fi­cação de po­si­ções.

Romper com os constrangimentos

O PCP pro­moveu no dia 21, na Fa­cul­dade de Le­tras da Uni­ver­si­dade de Coimbra, uma sessão pú­blica sobre o euro, a dí­vida, a banca e o de­sen­vol­vi­mento do País.

Em defesa do sector do táxi

O PCP emitiu um comunicado, no dia 27, sobre o que considera ser uma «ameaça do Governo de liquidar o sector do táxi»: o conteúdo do projecto de diploma que legaliza a Uber e liberaliza o transporte individual de passageiros em veículos ligeiros. Após recordar os...

Defender o sector leiteiro

Por iniciativa dos deputados do PCP ao Parlamento Europeu e durante três meses estará aberta à subscrição de todos os deputados uma declaração escrita em defesa da regulação pública da produção leiteira. A declaração exorta...

Fusão é deterioração

O PCP está contra a fusão das maternidades Bissaya Barreto e Daniel de Matos, em Coimbra, que notícias recentes dão como estando para breve. Num comunicado de dia 22, o Executivo da Direção da Organização Regional de Coimbra do Partido garante que se esta...

O regresso do ritual

De quatro em quatro anos há um ritual na imprensa nacional. Na semana em que o Avante! publica as Teses – Projecto de Resolução Política ao Congresso do Partido, lá vem a torrente mediática de ataque, não tanto aos seus conteúdos, mas ao Partido. É...